Coringa, ou O Frankenstein Moderno: uma análise do fenômeno temático-mitológico em narrativas modernas
- Santiago Dubra
- 10 de jun.
- 2 min de leitura

Resumo
A humanidade conta histórias desde seu surgimento, como uma maneira de compreender e entrar em harmonia com o mundo ao seu redor, tornando o contexto um fator de influência na construção narrativa. Porém, a recorrência de temáticas semelhantes em histórias de diferentes contextos levanta a hipótese da existência de problemáticas universais, manifestadas em narrativas durante toda a trajetória da humanidade. Este artigo analisou o romance Frankenstein, ou O Prometeu Moderno (1818), de Mary Shelley, e o filme Coringa (2019), de Todd Phillips, que, apesar dos diferentes contextos de produção e suportes, apresentam elementos arquetípicos semelhantes. A análise foi realizada através de um viés comparativo dos arcos narrativos de Arthur Fleck, o protagonista de Coringa (2019), e a Criatura, personagem de Frankenstein (1818), suas caracterizações, e as temáticas expostas nos enredos, por meio das perspectivas de teóricos como Antônio Candido (1968) e Massaud Moisés (2006), entre outros. Estabelecendo um paralelo com problemáticas presentes na sociedade contemporânea, justificando as diferenças entre ambas as obras ao observar os contextos de produção, a partir das concepções de Joseph Cambell (1991) e Stuart Hall (2005), entre outros, permitindo compreender a manifestação do fenômeno temático-mitológico em narrativas modernas e diferentes suportes.
Palavras-chave
Frankenstein. Coringa. Temático.
Referências
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985. CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1991.
CORINGA. Direção: Todd Phillips. Produção de Village Roadshow Pictures. Estados Unidos: Warner Bros, 2019. Digital (122 minutos).
GANCHO, Cândida V. Como analisar narrativas. 7. ed. São Paulo: Ática, 2004. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
NUSSBAUM, Martha. Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. New Jersey: Princeton University Press, 2010.
PHILLIPS, Todd; SILVER, Scott. JOKER an origin. Estados Unidos, 2018, Disponível em: https:// d2bu9v0mnky9ur.cloudfront.net/academy2019/screenplay/joker/joker_new_final.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
SHELLEY, Mary. Frankenstein, ou o Prometeu Moderno. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017
Komen